“Vir para cá sem assessoria, sozinho é muito difícil.” A frase com que Márcia Bertin abre e fecha o próprio depoimento resume o que ela escolheu contar: não a papelada, não a prova — a companhia.
Cardiologista e intensivista, ela diz que sempre teve o sonho de morar na Europa. Na data da gravação, estava trabalhando na Itália havia seis meses. “Tô feliz, tô realizada porque eu realizei meu sonho.”
A razão que ela dá para sair
Márcia é direta sobre a motivação, e ela tem duas pontas. Uma é o desejo antigo: “eu sempre tive desejo de morar aqui na Europa”. A outra é uma avaliação sobre o país de origem: “o Brasil tá sendo uma terra que está complicando mais, dificultando mais a vida dos médicos”.
É uma leitura pessoal, não um dado — e vale lê-la como tal. Mas é a leitura que aparece com mais frequência entre médicos brasileiros que procuram atuação no exterior, e por isso merece ser registrada na primeira pessoa de quem a formulou.
O que o depoimento acrescenta
A contribuição específica deste relato é o argumento do coletivo. “Se você tiver um grupo de médicos que tem o mesmo interesse, o mesmo objetivo”, diz ela, a travessia muda de natureza. E encerra com a frase que dá o tom: “me sinto acolhida, me sinto incluída nesse grupo”.
Quem está começando costuma subestimar esse componente, porque ele não aparece em nenhuma lista de documentos. O isolamento — linguístico, profissional e administrativo — é o que desgasta um processo que já é longo por natureza.
O que ele não estabelece
Márcia não menciona prazo de reconhecimento, data de prova, tipo de contrato nem remuneração. Os seis meses que ela cita são de trabalho já em curso na Itália, não a duração do percurso até lá. Quem procura referência de calendário não vai encontrar aqui — e não encontraria com honestidade em nenhum depoimento individual.


